top of page
Foto do escritorRafaela Sampaio

O "brincar" significa aprender! E é de extrema importância na infância.


Brincar é a linguagem que atinge as crianças! Brincar com alimentos pode ser uma ótima forma de incentivar os pequenos a experimentarem novos sabores.


Incentive a criança a pegar na frutas e legumes e sentir sua textura.

Explore as cores e o tamanho dos vegetais e deixo-o cheirar os alimentos.

O olfato é uma importante parte da degustação. Enquanto exploram os alimentos, fale o nome de cada um deles e incentive a criança a repetir, ressaltando o que cada um têm de interessante. Isso fará com que a criança fique curiosa para experimentá-los e conhecê-los melhor.


Que tal 4 ideias de brincadeiras com alimentos para fazer em casa?!


1 - CARIMBOS DE ALIMENTOS:

Criem juntos carimbos com batatas e maçãs fazendo relevos em formatos de coração, estrela, árvore, etc. Usar cortadores pode deixar a brincadeira ainda mais divertida.

Vocês também podem fazer carimbos usando laranjas e pimentão. Use a criatividade!!


2 - SUCO MALUCO:

Deixe a criança escolher, em 1 minuto, três ou mais alimentos da sua geladeira (como verduras e legumes) e da fruteira. A ideia é deixar que as crianças façam as suas escolhas, sem julgamento, e que participem na hora de fazer o seu próprio suco.


3 - PRATINHOS DIVERTIDOS:

Criem juntos um pratinho ou lanchinho divertido com um tema simples: pode ser um animal, uma paisagem, uma flor, um trem, um carro, vai da imaginação da criança. Depois do pratinho pronto, brinquem que vocês são gigantes e que vão devorar o trem, a flor, e assim por diante.


4 - HORA DA INVESTIGAÇÃO:

Vocês vão brincar de detetives e podem escolher um alimento que irão investigar:. Use uma lupa para observar as características do alimento. A criança registra os dados da sua investigação, como cor, cheiro, textura (como é a consistência?) e sabor do alimento em uma

folha de papel.

4 visualizações0 comentário
Foto do escritorRafaela Sampaio

O CACAU é uma fruta nativa, originária da região amazônica e, ao contrário de algumas outras frutas, nasce diretamente do tronco da árvore. Ele apresenta cores variadas, que vão do verde ao roxo e do amarelo ao laranja.


Dentre os diversos benefícios do cacau, se destaca a capacidade antioxidante, anti-inflamatória e cardioprotetora.


Além de ser a matéria-prima para a fabricação do chocolate, a amêndoa do cacau é usada também para produzir o pó e a manteiga de cacau. A polpa da fruta, que tem um sabor adocicado e ácido, pode ser utilizada para fazer sucos, geleias e licores. Já a casca da fruta serve como uma alternativa de alimento para os bovinos durante a seca.


Você sabe como incluir os benefícios do CACAU na alimentação das CRIANÇAS?

  • Chocolate: os chocolates que apresentam maiores benefícios à saúde são aqueles com maiores teores de cacau. Assim sendo, para conseguir aproveitar todos os benefícios do chocolate, recomenda-se que ele tenha 70% de cacau em sua composição;

  • Pó de cacau: pode ser utilizado nas mais variadas receitas saudáveis, como na preparação de bolos, cookies, panquecas, vitaminas. Uma boa opção é colocar também o cacau polvilhado no iogurte, frutas e mingau de aveia;

  • Suco de cacau: para preparar o suco com as sementes do cacau, basta bater no liquidificador na função de pulsar, para não quebrá-las e soltar somente a polpa branca. Depois é só coar, adoçar a gosto e saborear! Você pode comprar a polpa pronta!

15 visualizações0 comentário
Foto do escritorRafaela Sampaio

Desenvolver métodos que incentivem a educação alimentar na escola é fundamental para a saúde e o bom desenvolvimento das crianças, além de influenciar no aprendizado, na concentração e no prazer de estudar.


O processo precisa ser divertido, evitando que a criança julgue a alimentação saudável como imposição, ou mesmo uma punição.


E como desenvolver atividades com eficácia?

  • Fale de alimentação em sala de aula: em parceria com os professores e seus conteúdos;

  • Invista em aulas de culinária: essas aulas desenvolvem a socialização, o senso de paciência e organização e estimulam a curiosidade por outros alimentos;

  • Tenha um plano de Educação Alimentar na escola: uma alimentação variada ajuda a ampliar o paladar da criança. Uma nutricionista presente na escola faz toda a diferença;

  • Conte com o apoio da família: é essencial que a família participe do processo de aprendizagem e educação do filho. Por isso, o diálogo com os familiares é uma medida importante.

8 visualizações0 comentário
bottom of page