O "brincar" significa aprender! E é de extrema importância na infância.
Brincar é a linguagem que atinge as crianças! Brincar com alimentos pode ser uma ótima forma de incentivar os pequenos a experimentarem novos sabores.
Incentive a criança a pegar na frutas e legumes e sentir sua textura.
Explore as cores e o tamanho dos vegetais e deixo-o cheirar os alimentos.
O olfato é uma importante parte da degustação. Enquanto exploram os alimentos, fale o nome de cada um deles e incentive a criança a repetir, ressaltando o que cada um têm de interessante. Isso fará com que a criança fique curiosa para experimentá-los e conhecê-los melhor.
Que tal 4 ideias de brincadeiras com alimentos para fazer em casa?!
1 - CARIMBOS DE ALIMENTOS:
Criem juntos carimbos com batatas e maçãs fazendo relevos em formatos de coração, estrela, árvore, etc. Usar cortadores pode deixar a brincadeira ainda mais divertida.
Vocês também podem fazer carimbos usando laranjas e pimentão. Use a criatividade!!
2 - SUCO MALUCO:
Deixe a criança escolher, em 1 minuto, três ou mais alimentos da sua geladeira (como verduras e legumes) e da fruteira. A ideia é deixar que as crianças façam as suas escolhas, sem julgamento, e que participem na hora de fazer o seu próprio suco.
3 - PRATINHOS DIVERTIDOS:
Criem juntos um pratinho ou lanchinho divertido com um tema simples: pode ser um animal, uma paisagem, uma flor, um trem, um carro, vai da imaginação da criança. Depois do pratinho pronto, brinquem que vocês são gigantes e que vão devorar o trem, a flor, e assim por diante.
4 - HORA DA INVESTIGAÇÃO:
Vocês vão brincar de detetives e podem escolher um alimento que irão investigar:. Use uma lupa para observar as características do alimento. A criança registra os dados da sua investigação, como cor, cheiro, textura (como é a consistência?) e sabor do alimento em uma
folha de papel.
Comments